quarta-feira, 23 de abril de 2008

Hoje é dia de São Jorge!!



Letra da música Jorge da Capadócia, de Jorge Ben Jor.

"Jorge sentou praça na cavalaria,
E eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia.
Eu estou vestida com as roupas e as armas de Jorge,
Para que meus inimigos tenham pés, e não me alcancem
Para que meus inimigos tenham mãos, e não me toquem
Para que meus inimigos tenham olhos, e não me vejam
E nem mesmo um pensamento eles possam ter para me fazerem mal
Porque eu estou vestida com as roupas e as armas de Jorge.
Salve Jorge! Salve Jorge! Salve Jorge!
Armas de fogo - o meu corpo não alcançarão.
Facas e espadas se quebrem, sem o meu corpo tocar,
Cordas e correntes arrebentem, sem o meu corpo amarrar,
Porque eu estou vestida com as roupas e as armas de Jorg
e".


São Jorge, para os católicos.

Dia do ano: 23 de abril;
São Jorge é Ogum, o orixá da guerra, das artes manuais e do ferro.
Características: guerreiro;
Flor: palma vermelha e cravo vermelho;
Ervas: espada de São Jorge, lança de Ogum, inhami, arruda, eucalipto.
Cor: vermelho e verde.
Apelido: ferreiro;
Animal de estimação: cavalo e cobra
Características Positivas: valentes, destemidos, buscam novos objetivos. São pessoas perspicazes, objetivas e corajosas. Amantes fiéis e constantes, dedicados à família. Geralmente bonitos, talentosos e inteligentes.
Características Negativas: Gananciosos, atrevidos. Usam a falsidade como tática de guerra, temperamentais e impiedosos.

Lenda:

Ogum retornando a sua cidade natal decidiu, depois de numerosos anos ausentes de Irê, voltar para visitar seu filho. Infelizmente, as pessoas da cidade celebravam no dia de sua chegada, uma cerimônia em que os participantes não podiam falar sob nenhum pretexto. Ogum, cuja paciência é pequena, enfureceu-se com o silêncio geral, considerado ofensivo. Começou a quebrar com golpes de sabre os potes e, sem poder se conter, passou a cortar as cabeças das pessoas mais próximas até que seu filho apareceu oferecendo-lhe as suas comidas prediletas. Enquanto saciava a sua fome e a sua sede, os habitantes de Irê cantavam louvores. Satisfeito e acalmado Ogum lamentou seus atos de violência e declarou que já vivera bastante. Baixou a ponta de seu sabre em direção ao chão e desapareceu pela terra adentro com um barulho assustador. Antes de desaparecer, entretanto, ele pronunciou algumas palavras. Essas palavras ditas durante uma batalha, Ogum aparece imediatamente em socorro daquele que o evocou. Porém, elas não podem ser usadas em outras circunstâncias, pois, se ele não encontra inimigos diante de si, é sobre o imprudente que Ogum se lançará.

2 comentários:

Andrea Kalaf disse...

Oi, pra mim vc faz o mais dificil!
La no blog da elaine, vc consegue aprender croche, ela ensina muito bem!
Vc vai ver com e gostoso trabalhar com apenas uma agulha!
Beijos,bom fim de semana e fique com Deus!

Anônimo disse...

Adorei ler algo sobre São Jorge(Ogum),tenho uma grande simpatia por este santo, ainda mais quando ganhei uma afilhada linda com nome de Vitória que nasceu no dia 23 de abril, obrigada ogum por este presente na minha vida pois amo demais esta criança.